Você já ouviu falar sobre o plafon? Os artigos de iluminação são super importantes e super diversos. Aqui, na Gruber, você encontra desde arandelas até luminárias de chão e mesa. Então, pensando em te auxiliar ainda mais na escolha de um elemento funcional, estiloso e decorativo para a iluminação da sua casa, criamos essa categoria, onde explicamos o uso dos plafons. Para entender melhor, continue lendo!
O plafon nada mais é do que um dos tipos existentes de luminária, que tem o diferencial de ter um difusor. O difusor é normalmente de acrílico e tem o objetivo de fazer com que a luz da lâmpada de dentro do plafon não tenha uma distribuição concentrada no ambiente, como um feixe de luz, mas que tenha uma distribuição homogênea, se espalhando por igual.
São famosos pela variedade de modelos, cores, materiais e maneiras que podem ser instalados. Eles podem ser usados com sobreposições de mais de um plafon ou com decoração com gesso e podem até ser embutidos no teto.
Os diversos formatos geométricos dos plafons da Gruber possibilitam que a decoração de qualquer ambiente seja complementada com muito estilo!
Para criar iluminação indireta, a cúpula do Plafon deve direcionar a luz para o teto. A ideia é que a luz seja refletida no teto e espalhada pelo ambiente uniformemente, portanto, ao escolher o seu produto, ele não pode ser embutido.
A iluminação indireta é ótima para deixar os cômodos mais aconchegantes, com luzes que não incomodam os olhos. Por isso ela é utilizada especialmente em quartos, varandas, salas de estar e ambientes que pedem conforto visual.
Por outro lado, a iluminação direta mantém o ambiente melhor iluminado. Nos plafons para luz direta, a luz se espalha através do difusor, destacando todos os detalhes do ambiente. Plafons com iluminação direta são recomendados para cozinhas, escritórios, banheiros, salas de estudo e similares.